Eu preciso de um site para o meu negócio? Confira 7 razões do porquê a resposta é SIM!

Descubra porque investir em um site irá te dar um retorno positivo nos meios digital e offline.

O seu negócio pode ter sido criado, desenvolvido e estabilizado sem a presença de um website, contudo, é inevitável que o mundo atual pede transformações nos modelos empresariais e comerciais – e essa é uma das principais razões das quais porque você precisa sim de um site para atualizar e fidelizar o seu público.

O comportamento do consumidor mudou ao longo dos anos, e ele definitivamente se adaptou à era digital.

Uma pesquisa realizada em 2019 mostrou que 97% dos americanos acessam seus computadores, tablets ou smartphones para pesquisarem uma empresa. Pois é, aquele catálogo telefônico ficou no passado e a sua empresa precisa se adaptar a isso se quer se manter ativa no mercado. Aquela clássica frase de “Quer ser encontrado? Esteja onde os seus consumidores estão.” nunca se fez tão real. Nesse sentido, se você quer ser lembrado pelo seu público fiel, mas também quer ser conhecido por novos consumidores, você precisa estar no meio online – e isso significa ter um site apresentado a sua empresa, como seus serviços e sua proposta.

Não importa em que setor você está, você precisa SIM de um site.

E vamos te explicar o porquê:

1. A maioria dos consumidores não confia mais em um negócio que não tenha site
É. Se antes as recomendações de vizinhos e amigos eram válidos, como também os anos de mercado de uma empresa… hoje, por outro lado, o seu valor se encontra no meio digital. O seu site, portanto, é o mecanismo que você utilizará para as pessoas confiarem que a sua empresa tem credibilidade entre os consumidores. Isso é confirmado quando se observa que as pessoas, em média, passam 5 horas por dia em seus celulares, pesquisando temas que lhe agradem e, primordialmente, serviços. Se você não estiver nesse meio, o público irá considerar o seu negócio como menos confiável.

2. Os consumidores querem se envolver com você – e eles vão fazer isso por meio do seu site
Pois é. De acordo com uma pesquisa de 2017, 63% dos consumidores online utilizam as redes sociais de uma empresa para se envolverem emocionalmente com ela e dão preferência para sites que contêm informações completas para realizarem isso. Além disso, outra pesquisa da Local Search Association, constatou que 30% dos consumidores descartam a possibilidade de realizar compras ou investir em serviços de empresas que não tenham site.

3. As pessoas estão pesquisando a sua empresa online
E você vai decepcionar elas quando descobrirem que o seu negócio não tem um site.
É fato, 93% das experiências online são iniciadas com um mecanismo de busca. Por dia, bilhões de pessoas estão realizando pesquisas no Google, encontrando empresas e descobrindo seus respectivos serviços. Com certeza o seu setor é responsável por inúmeras pesquisas diárias e se você quer ser visto pelos clientes, precisa aparecer em seus resultados de busca. É… sem um site, isso não é possível.

4. Os consumidores fazem julgamento sobre a qualidade de um serviço apenas olhando o design do site
Ok, você já sabe que não ter um site faz com que o público confie menos em você. Mas você sabia que ter um site “de qualquer jeito” também faz com que os consumidores não dêem credibilidade para o seu negócio? Pois é. Em uma pesquisa de 2018, 75% dos entrevistados admitiram fazer julgamentos sobre a qualidade de um serviço apenas pelo design do site. Nesse sentido, se o seu site não tem uma interface atrativa ou facilitada, o seu público não irá confiar que você realiza um trabalho de excelência. Fica evidente, então, que ter um site é essencial para o público conhecer e confiar na sua empresa, porém, ter um site com um design “meia boca” não te ajudará em nada.

5. O público irá conhecer o seu propósito mais facilmente
Quando os visitantes procuram pelo seu negócio nos meios de buscas da Internet, eles querem conhecer mais sobre o propósito da sua empresa, como também o que ela oferece e qual o seu diferencial em meio a tantas outras no mesmo ramo que você. Ter um site te ajuda com isso. Você pode ter abas que apresentem a história do seu negócio, além de explicar os benefícios do seu produto. Além disso, pode criar formas facilitadas de contato, assim, o consumidor ficará mais próximo de você, criando uma relação de confiança que irá corroborar credibilidade.

6. Ajudará você a se diferenciar da concorrência
Vamos supor que a sua concorrência seja como você: está há anos no mercado, mas também não investiu na criação de um site. A partir do momento que você dá o primeiro passo e se instala no meio digital, o seu público irá aumentar significativamente em comparação ao seu concorrente. Além disso, ainda que ambos tenham site e presença digital, você pode conquistar novos consumidores abordando assuntos que interessem o seu público no blog, como também criando promoções exclusivas que irão garantir uma posição privilegiada para o seu negócio nas redes de pesquisa.

7. O alcance das redes sociais tradicionais está diminuindo, mas não o dos sites
Em uma pesquisa realizada em 2018 com o Facebook, constatou-se que as pessoas passaram 50 milhões a menos de horas do que ano anterior. Esse dado não é exclusivo de 2018, se trata de uma tendência. Cada vez mais as pessoas estão deixando de entrar em redes sociais tradicionais, buscando por plataformas alternativas. Nesse sentido, ainda que as redes sociais sejam importantíssimas para conectar o seu público final com o seu serviço, você não pode deixar de investir em uma plataforma secundária, como um site, para manter o seu consumidor ativo.

De fato, ter um site é imprescindível para o sucesso de uma empresa no século XXI. Os consumidores estão online porque as lojas estão online. Você e seu negócio também devem estar. Comece já a planejar a criação de um site e tenha a garantia de que esse passo mudará a forma como a sua empresa é vista pelo público.

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